segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Benefícios do Pilates na Condromalácia Patelar



A Condromalácia patelar consiste em uma patologia degenerativa da cartilagem patelar e dos côndilos femurais correspondentes. Trata-se de uma espécie de amolecimento desta cartilagem pelo atrito incorreto contra os côndilos do fêmur. A força de cisalhamento se dá devido a ação do quadríceps (músculo anterior da coxa) que força a patela contra o fêmur na extensão do joelho.

Algumas pessoas têm predisposição a apresentar a lesão devido ao desalinhamento da patela, ao invés da patela percorrer o "trilho" formado pelos côndilos do fêmur na flexão e extensão, ela tende a deslocar-se para as laterais, aumentando o atrito entre os dois ossos. As mulheres costumam ser mais suscetíveis a tal lesão pois, em geral, possuem o quadril mais largo, alterando o ângulo Q.
A estabilização do quadro de condromalácia patelar requer fortalecimento e alongamento muscular (membros inferiores) sem gerar impacto articular, ou seja, atrito. O pilates é muito indicado, pois é um método que se utiliza o peso do próprio corpo em sua execução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário