terça-feira, 9 de novembro de 2010
Pilates no Tratamento e Prevenção da Síndrome do Piriforme e Dor Ciática
A Síndrome do Piriforme é uma irritação do nervo ciático devido à sua compressão pelo músculo piriforme na sua saída da pelve para a região glútea. O nervo ciático passa debaixo do piriforme, mas em algumas pessoas ele passa através dele, aumentando a probabilidade para ocorrer a síndrome. Se esse músculo, sofrer uma tensão, espasmo, encurtamento ou hipertrofia, o nervo ciático poderá ser comprometido. Entretanto, deve-se ficar alerta para o fato de que o desequilíbrio pélvico pode ser responsável por um desequilíbrio entre os rotadores internos e externos.
O piriforme é um pequeno e profundo músculo em forma de pêra que se origina na superfície pélvica do sacro (porção final da coluna) e conecta-se no trocanter maior do fêmur. Sua principal função é promover a rotação externa da coxa ou mover a mesma lateralmente, função estas, realizadas com o auxílio de outros cinco músculos localizados na parte profunda do quadril, sob os glúteos. São os músculos rotadores.
O pilates auxilia tanto na prevenção quanto no tratamento desta síndrome através de exercícios que envolvem, sobretudo, alongamentos dos músculos glúteos, rotadores internos e externos do quadri e mobilização do mesmo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário